Herpes Genital – Doenças Sexualmente Transmissíveis

herpes_genital_1.jpg

Herpes Genital

O herpes genital é uma doença sexualmente transmissível (DST), causada pelo vírus do herpes simples. Existem dois tipos de vírus do herpes simples, o VHS-1 que geralmente infecta a boca e o VHS-2 que costuma transmitir-se por via sexual. Ambos os tipos podem infectar os órgãos genitais, a pele que rodeia o recto ou as mãos e podem ser transmitidos a outras partes do corpo como a superfície dos olhos.

Sintomas

Os sintomas do primeiro episódio iniciam-se de 4 a 7 dias depois da infecção. Causa dores musculares, ardor localizado à região genital e dor a urinar. A erupção típica tem inicialmente a forma de uma pequena placa avermelhada, seguida de um grupo de bolhas pequenas e dolorosas. Estas rompem-se e fundem-se formando úlceras circulares, dolorosas e que se cobrem de crostas em poucos dias. As úlceras saram em aproximadamente 10 dias. Os gânglios linfáticos da virilha aumentam levemente de tamanho. O primeiro episódio é mais doloroso e prolongado podendo causar febre e mal-estar.

Nas mulheres, aparece na vulva, dentro e fora da vagina e no colo do útero. Nos homens, pode aparecer em qualquer parte do pénis. Quem tem relações sexuais anais pode apresentar as referidas lesões à volta do ânus e no recto.

herpes_genital.jpg

Após o primeiro episódio o vírus herpes que se mantém latente no organismo entra periodicamente em actividade causando novos episódios. Há no entanto factores que facilitam a repetição dos episódios como períodos de maior stress, menstruação, cansaço ou quando o organismo se encontra mais debilitado devido a outras infecções.

Transmissão

Contacto sexual com um indivíduo infectado, mesmo que este não apresente lesões. “Apesar de ser raro é possível a transmissão pela utilização de toalhas húmidas que tenham estado em contacto com lesões herpéticas. A transmissão do herpes genital ao recém-nascido durante o parto também é possível (…)” [Dra. Ana Ferrão, medicoassistente.com]

Diagnóstico

Através de análises de sangue (testes serológicos) ou pela observação directa ao microscópio de material colhido das úlceras.  Para confirmação, enviam-se amostras das mesmas para sua cultura em laboratórios especiais.

Tratamento

“Por enquanto o herpes genital não tem cura. O tratamento que se faz actualmente tem por objectivo reduzir a duração dos surtos e espaçar o seu aparecimento, administrando durante cinco dias um medicamento eficaz contra o vírus (sob a forma de comprimidos nos casos graves ou de pomada para aplicação local nas formas mais ligeiras). Durante os surtos o médico receita ainda medicamentos para higiene local e para alívio das dores; (…) Enquanto houver lesões o doente deve evitar actividade sexual.” [Dra. Ana Ferrão, medicoassistente.com]

Prevenção

Adopção de comportamentos sexuais seguros:

  • Evitar múltiplos parceiros sexuais.
  • Usar preservativo sempre que se pratica sexo, em particular se não se tratar de um relacionamento estável.

Este artigo é apresentado com objectivo informativo e não pode ser usado como fonte de aconselhamento médico, substituição de consulta, diagnóstico ou tratamento especializado.

Bibliografia:
-  Manual Merck
-  Médico assistente online (Dra. Ana Ferrão)

beruby.com, o portal que partilha os seus rendimentos

24 Comentários

  1. thiago batista
    thiago batista
    1 Fevereiro 2010 | Reply

    eu tenho Herpes Genital e mi curei

    1. Aldo Peres
      Aldo Peres
      28 Março 2010 | Reply

      Como se curou do herpes genital? Essa doença é um tormento, acho que só Deus para curá-la, pois não há interesse no homem!
      Obrigado.
      aperess@ig.com.br

  2. Lica

    Tem ou tinha? Se tinha como se curou?

  3. Aldo Peres
    Aldo Peres
    28 Março 2010 | Reply

    Como se curou do herpes genital? Essa doença é um tormento, acho que só Deus para curá-la, pois não há interesse no homem!
    aperess@ig.com.br

  4. Marcos

    Eu acho quer tenho por quer tenho umas bolinha quase igual pode herpes

  5. julia

    affff…que raiva..doi demaaaaaaaais…q vontade de socar o meu namorado!!!

  6. Marcoss

    eu acho que tenho tenho herpes, mas não tenho certeza,são umas bolinhas ao redor do penis, mas não cosa e ne arde,ninguem sabe , tenho 16 anos,e quando isso aparceu eu tinha apenas 14 anos e ainda não tinha tido relações sexuais,,estou assustado pq nunca saiu,nunca nem diminuiu e nem aumentou …. ME AJUDEM POR FAVOR…

  7. Sophia

    meu namorado passou pra mim , e eu queria sabe se pode ser de pegar roupa emprestada com amigos , ou isso so ocorre se tiver tido relaçao com outra pessoa . obg beijos

  8. Pricila

    Olá descobri que meus pais tem Herpes genital; gostaria de saber se tem como trasmitir para min ?
    e se ao em vez de transmitir Herpes genital trasmitir Herpes labia. isso é possivél?
    Grata espero anciosa a resposta.

  9. raquel

    eu tenho comno faço pra cuidar?
    sem presizar ir no medico?

  10. fernanda
    fernanda
    12 Maio 2011 | Reply

    bom eu tenho fico muito mal por isso o meu primeira namorado passou pr mim quando tinha 17 hoje tenho 25 fica muito mal nao confie em nimge e osso!!!!!

  11. tacila

    Acho q tenho herpes, gostaria de saber se mesmo ele estando ausente eu transmito para meu parceiro ou se algum dia eu posso ter relaçao normal sem preservativo, mesmo assim vou sempre transmitir?

  12. Paulo Alves do Nascimento
    Paulo Alves do Nascimento
    8 Novembro 2011 | Reply

    Cientistas fizeram uma pesquisa com 500 pacientes e confirmaram que a planta Echinacea Purpurea cura a herpes.Eu tive essa doença e comprei a Echinacea na http://www.chaecia.com.br, tomei um copo depois das refeições, lavei a area afetada e fiquei bom em uma semana, graças a Deus.

  13. Tiago

    Eu tenho pequenas bolas no penis,mais não são dolorozas,sera q é herpes ? pois sou virgem

  14. mila

    faz oito dias que descobri que tenho herpes peguei com meu namorado se eu ja tinha poblemas pra ser mae imagine o medo que eu to de fazer tratamento pra engravida e passa pro bebe bom ele disse que acha ter pego na bacia do banheiro do motel onde agente sempre vai eu i ele comerssamos asentir o cintomas no segundo dia mas eu nem discomfiava penssava que era uma corceira depois foi piorando eu fui no medico e ele disse de cara que era herpes foi um chok depois chamei ele pra converssa eu tava com um medo danado que ele nao tivesse e nao quisesse ficar comigo mas ele min dice que tanbem estava e ate pensso que tinha pego com migo comversamos e pela nossa comclusao pegamos no motel ele cento na barcia do banhero sem o proteto que e o papel o penis dele batel borda da bacia e tivarmos relacoes sem camisinha minha cabeça ta amil

  15. Gleyton

    Poooxa eu tenho um sintoma parecido,que é o das bolinhas ao redor do meu penis,
    mas não dói nem cossa,nem arde. toou muito preoculpado.
    Se alguém puder me responder ,como faço pra curar,agredeço!

    1. Alves

      Meu amigo pode ficar despreocupado, essas bolinhas ao redor do pênis tem em todos os homens, sendo que em alguns aparecem mais e em outros que aparecem menos, tbm fiquei nesta dúvida, pesquisei e encontrei o nome disso, que se chama “glandulas de tyson”. Pesquisa que irá ver! espero ter te ajudado pcr! flw

  16. Gleyton

    Aê pessoal eu pesquisei e achei sobre o assunto de interesse de vocês,
    e meu também…

    achei isso aquí,talvez possa ajudar a todos nóis.
    http://www.minhavida.com.br/saude/temas/verruga-genital#top1

  17. cristiane
    cristiane
    25 Abril 2013 | Reply

    eu tenho uma ferida na parte intima sera que e

  18. milton

    PQ VIRUS MUITO PESSOAIS DSF AIDS BRASIL MUITO FALOU

  19. myllena

    essa doença é horrivel…tenham fé..

  20. solange maria
    solange maria
    18 Outubro 2013 | Reply

    eu nunca tivi doenças sexesuais este mes quando eu tava pra mestroar senti muitas doris mestroei e logo mim apareceu umas bolhas depos enframor não sei oquer faze morro de verganho de contar iso a alguem porfavor mim ajude

  21. carla

    entao usei uma calçinha e deu semlavar e deu assadura entao começou nao sarou ainda e estou muito preucupada fica saindo um liquido branco e fedido mais as feridinhas no anusme ajuda com resposta pois onde moro nmao tem medico

  22. rato

    estou com dificudades de identifica meu caso

Leave a Reply